A campanha Outubro Rosa da BBDC tem esse ano uma parceria muito especial com o Instituto Protea, uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2018, que tem o objetivo de reduzir a taxa de mortalidade do câncer de mama no Brasil, elevando a quantidade de mulheres tratadas e reduzindo o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento.
Um trabalho lindo, sério e muito essencial. Por isso, convidamos você para acompanhar também nas redes sociais da BBDC as informações publicadas pelo Protea sobre estatísticas da doença no Brasil, bem como suas formas de prevenção. Vale para toda a família, quanto mais gente for alcançada e souber da importância do diagnóstico precoce e da prevenção para salvar vidas, melhor. Além disso, durante todo o mês de outubro, 20% do valor de qualquer serviço contratado na BBDC será destinado para o Insituto Protea.
Os recursos arrecadados por eles são aplicados no custeio de exames diagnósticos e tratamento do câncer de mama e na detecção precoce da doença. Tudo é auditado pela KPMG para garantir total transparência e informação para os doadores, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.
O Protea faz parceria com hospitais privados e filantrópicos e laboratórios, onde custeia exames, cirurgias, consultas, quimioterapias e radioterapias contra o câncer de mama para mulheres de baixa renda. Já para a detecção precoce do câncer de mama, são realizadas parcerias com empresas de pesquisa, prefeituras, universidades e hospitais privados e filantrópicos.
Desde sua fundação, em 2018, até hoje, o Protea já beneficiou 3.200 mulheres, tendo custeado mais de 23 mil exames e consultas, além de cirurgias, quimioterapias e radioterapias contra o câncer de mama. Já são 1.100 brasileiras com tratamento completo contra o câncer de mama.
O Instituto Protea conta com a colaboração de profissionais de empresas privadas, mulheres que superaram o câncer de mama e pessoas com experiência no terceiro setor entre os membros do seu Conselho Consultivo e Executivo, assim como reputados mastologistas e oncologistas no seu Conselho Médico.
O Protea foi fundado por Gabriella Antici, executiva do mercado financeiro que teve câncer de mama por 2 vezes. Em sua segunda experiência com a doença, foi alertada por uma amiga das dificuldades que outras mulheres tinham em tratar o câncer de mama. A partir daí, Gabriella foi à sociedade pedir apoio e buscar recursos financeiros para ajudar a oferecer acesso a tratamento ágil e de qualidade para mulheres de baixa renda.
Acesse https://www.protea.org.br/ e conheça mais sobre o Instituto Protea e todas as formas de apoia-los nesse trabalho tão essencial!