Primeiramente, vamos definir o que é um Plano de Negócios: trata-se de um documento que irá delinear a visão geral de uma empresa, suas metas, seus objetivos e estratégias para alcançá-los. Ele também contempla uma análise pormenorizada dos fatores financeiros, operacionais e mercadológicos. Este Plano é necessário, pois ele norteará cada passo que sua empresa irá percorrer. Ele também ajuda a definir a direção estratégica da empresa, identificando o mercado-alvo, a proposta de valor única e a abordagem competitiva.
Fator primordial é entender o seu ramo de atuação. Portanto, pesquise e conheça o mercado em que você pretende atuar, tendências, casos de sucesso e insucesso, possíveis clientes, fornecedores, concorrentes, perfil e alterações que ocorreram nos últimos anos. Esses dados lhe darão uma base mais assertiva para que seu plano possa ser elaborado e você obter sucesso na sua empresa.
Alguns passos a serem seguidos ao montar o Plano de Negócios:
$ O primeiro passo é fazer a delimitação do negócio e da sua origem.
$ Planejamento estratégico – esta etapa define a direção estratégica da empresa, elencando as ações para alcançar os objetivos, vislumbrando: missão, visão e valores. Consideremos, ainda, a análise SWOT (objetivos e metas com a criação de controle e retorno de informações).
$ Listar itens que serão comercializados (Produtos e Serviços).
Outros passos a serem ressaltados: Análise de mercado, Plano de marketing, Plano operacional, Plano Financeiro, Plano de Investimentos.
Sobre a importância da Análise de Mercado
Análise de mercado consiste em avaliar o ambiente externo em que sua empresa irá operar considerando o mercado-alvo – é de suma importância decifrar, entender, compreender o perfil do cliente ideal, seus anseios, necessidades, desejos –; a concorrência – quem são seus principais concorrentes? Quais os pontos fortes e frágeis? Estes e outros fatores permitem que a empresa se posicione de forma competitiva no mercado. –; avaliar tendências e oportunidades – avaliar as tendências do segmento e identificar oportunidades emergentes auxilia a antever mudanças no mercado e a se preparar para aproveitar novas possibilidades—; reconhecendo riscos e desafios – ao reconhecer os riscos e desafios do mercado, você tem chances de elaborar planos de contingência e, assim, dirimir os efeitos negativos.
Em suma, ao unir esses dois fatores, ou seja, um Plano de Negócios sólido e uma Análise de Mercado estratégica, certamente, você estará preparado para encarar os desafios que virão e alcançar o sucesso almejado.