Ano passado, tivemos o melhor Dia dos Pais desde 2011 no que diz respeito a crescimento anual. Segundo a Serasa Experian, em 2022, em comparação com 2021, as vendas apontaram uma alta de 7%. E este ano? Como está o mercado?
É o que você fica sabendo agora.
O Dia dos Pais foi instituído no Brasil pelo publicitário Sylvio Bhering, em 1953, na época diretor do jornal O Globo e da Rádio Globo, conforme registros do site de memória da empresa de comunicação. Comemorada no segundo domingo de agosto, este ano a data cai no dia 13, e o mercado está otimista, segundo aponta uma pesquisa proprietária da Globo. Nela, oito em cada dez entrevistados afirmam que esta data sempre será uma ocasião importante para a família. Inclusive, 55% dos brasileiros pretendem comemorar o evento em 2023, enquanto outros 20% ainda não se decidiram”.
E a expectativa para o Dia dos Pais 2023? Pode curtir porque é positiva.
Confira os setores que tiveram grande destaque nas vendas:
- Tecnologia e Eletrônicos como smartphones, smartwatches, fones de ouvido sem fio e gadgets para casa inteligente.
- Moda e Acessórios: roupas, calçados, relógios e acessórios pessoais estão nessa lista, principalmente quando ofertados descontos e promoções. Incluem-se aqui: vouchers para restaurantes, viagens ou atividades de lazer.
Ainda citando a pesquisa da Globo, 50% dos brasileiros pretendem presentear os papais este ano…
… aliás, tem muita gente que planeja dar presente para mais de uma pessoa, como é o caso das mulheres: para os seus pais e o pai de seus filhos.
Lojas físicas x internet
As primeiras são as queridinhas para compras: sete em cada dez entrevistados na pesquisa preferem as lojas físicas, sendo que 32% gostam de sair da loja com o presente nas mãos, 28% gostam de ver o produto fisicamente e 26% buscam
maior facilidade de troca do presente.
A internet tem seus preferidos: quem compra pelas vitrines virtuais tem essa preferência por apresentarem melhores preços (50% do público menciona esse fato) e uma gama variada de produtos no e-commerce (40%).
Sustentabilidade e responsabilidade social embrulhadas para presente
Esta é uma tendência que se destacou nas vendas do Dia dos Pais em 2023: o interesse paulatino dos consumidores por marcas que valorizam a responsabilidade social e ambiental. Têm a simpatia e preferência dos consumidores conscientes, as empresas que adotam e apoiam as causas sociais.
Agora, segundo uma pesquisa da Neotrust…
… em 2023, neste mesmo período, os e-commerces faturaram o montante de R$ 5,9 bilhões, e as compras tiveram um ticket médio de R$ 425,32.
Seja percorrendo as vitrines virtuais pela internet ou visitar vitrines fisicamente, a figura paterna merece um presente especial regado por amor e um abraço bem apertado. E esse, vale milhões!
Gostou deste post? Então, que tal falar mais sobre as possibilidades do negócio e bater um papo com a BBDC?
Fontes:
https://www.negociossc.com.br/blog/dados-importantes-para-as-vendas-no-dia-dos-pais-2023/