Logotipo, Marca e Logomarca.
Em grego, “logos” significa conceito, significado. Já “typos” significa símbolo ou figura. Ou seja, logotipo é o símbolo visível de um conceito; é a parte escrita de forma estilizada.
Já “marca”, origina-se da palavra germânica “marka” e tem o mesmo significado do termo “logo.” Por isso, logomarca se traduziria como “significado do significado”. Considerada um neologismo, uma palavra inventada para a representação de uma nova forma de logotipo, logomarca é aceita e está no vocabulário de alguns clientes, tratando-se do desenho, símbolo ou o ícone que representa a marca graficamente.
Tradução visual de uma empresa, seus propósitos e posicionamento.
O logotipo de uma empresa, composto pelo símbolo e pela tipografia, traduz, de forma atrativa e visual, o que ela oferece. Além disso, também pode mostrar quem ela é de forma mais abrangente, em termos de propósitos, segmento e posicionamento no mercado, por exemplo.
A escolha dos elementos que compõe um logo torna-se tão estratégico porque há todo um trabalho que antecede a sua divulgação, como pesquisas de mercado, concorrência, definição de paleta de cores, estilos de design, referências artísticas, conceituais e até mesmo psicológicas.
Feita, pelo menos, à “seis mãos”, a criação de logo aqui na BBDC conta com o trabalho de profissionais renomados em suas áreas de atuação. Normalmente, um designer, um profissional de marketing, o atendimento e, o mais importante, o cliente, que também participa ativamente de todas as fases, a começar pelo briefing e, em seguida, o brainstorming que, aqui mais chamamos de um belo de um “toró de ideias”.
Conheça o racional (e o emocional) por trás do logotipo da BBDC.
Nosso logo traduz a essência e o propósito da BBDC. Criado por Silvia Britto, eterna artista da agência, por quem temos muita gratidão, já foi muito elogiado e é motivo de orgulho para todo o time.
Conheça o racional por trás da sua criação e o que pretendemos transmitir com ela.
B de Britto
B de Buran
Design e
Comunicação
O círculo maior global é envolvente e sóbrio, remete ao universo de possibilidades, que ultrapassa qualquer fronteira. É aplicável como selo a qualquer meio, trazendo funcionalidade ao símbolo.
O círculo menorzinho é o ponto de equilíbrio entre as sócias que fundaram a BBDC. Cada uma com sua bagagem profissional, universo de concepções e criatividades.
O verde remete ao criador, ao sustentável, ao cuidador. Cura e apoia os negócios que buscam sustentabilidade. Parte da vida surge do verde, né? Assim como levamos frescor para as ideias e buscamos a rentabilidade.
Ao longo da trajetória, em 2016, especificamente, o B de Britto se tornou B de Branco, com a mudança das sócias e a chegada da Thais Branco.
B de Branco
B de Buran
Design e
Comunicação
Em 2021, consolidamos nosso espaço e propósito, construído junto com nosso time, clientes e parceiros, em mais de 10 anos de história e passamos a atender globalmente. Assim, expandimos e revalidamos nosso propósito.
Hoje, somos a BBDC, de Business & Branding Due to Customers.
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender mais um pouquinho sobre o processo de criação de logotipos, bem como sua importância para os diferentes tipos de negócios.
Vamos conversar sobre o seu branding, sobre criação de logotipos e outras estratégias para o seu negócio? Entre em contato com a Agência BBDC!