Há quase 500 anos atrás, William Shakespeare, um dos escritores mais importantes do mundo, foi bem assertivo quando disse: “Todas as graças da mente e do coração se escapam quando o propósito não é firme”. Se procurarmos no bom e velho dicionário, a definição de propósito é, em suma, “a grande vontade de realizar ou de alcançar alguma coisa; desígnio. O que se quer alcançar; aquilo que se busca atingir; objetivo”. Pois é, dito isso, você já pensou no propósito da sua marca? E por que, exatamente, isso é tão importante para o seu negócio?
Nós acreditamos que, antes da missão e visão, as marcas precisam descobrir seu real propósito, que vai muito além de produtos ou serviços para um certo público. Propósito é algo atemporal, que poderia fazer a diferença na vida das pessoas e no mundo também, por que não? E olha, hoje os consumidores buscam por isso, há toda uma geração nova (cremos que as antigas também, não?) procurando por empresas com algo a mais, buscando pertencimento, inspiração, sentido positivo no que fazem, e isso inclui a esfera das relações comerciais também.
Mas como faço para descobrir ou definir o propósito da minha marca ou empresa? Primeiro, pense no porque e tente responder a algumas perguntas um pouco mais profundas, como:
Essas respostas já entregam bons insights para direciona-lo. A BBDC, por exemplo, tem como propósito facilitar e estimular a conexão entre pessoas, marcas e negócios, por meio de soluções criativas, planejamento e muito engajamento, para otimizar processos e gerar resultados sustentáveis.
Vamos juntos encontrar ou comunicar o propósito da sua marca, alinhado as suas estratégias de negócios?